sexta-feira, 1 de abril de 2016

Curriculum Lattes, e agora?

Bom dia meus queridos... 

Vocês conhecem o currículo Lattes e sabem para que serve??? Normalmente pesquisadores e professores já estão habituados a trabalhar com esse modelo, mas se você nunca mexeu nessa plataforma, vamos esclarecer algumas dúvidas.
O Sistema CV-Lattes, em suas versões on-line e off-line, é o componente da Plataforma Lattes, desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais, bem como pela comunidade científica brasileira, como sistema de informação curricular. Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais e demais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
plataforma Lattes tornou-se indispensável, devido à riqueza de informações e facilidade para ser manuseado e atualizado. Sendo um currículo cheio de detalhes, espera-se que seja mais longo. 
Esse tipo currículo é ideal para profissionais na área de pesquisa acadêmica, mas nada impede que possa ser feito por qualquer pessoa, haja vista que muitas empresas estão solicitando este tipo de currículo.

Histórico do Currículo Lattes

1993 a 1999: formulários em papel, sistema em ambiente DOS (BCURR) e sistema de currículos específicos para credenciamento de orientadores (MiniCurrículo).
1998 a 1999: levantamento junto a consultores ad hoc visando estabelecer um modelo de currículo.
Maio de 1999: compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação.
Agosto de 1999: lançamento do Sistema de CV Lattes.

Para que serve o Currículo Lattes?

No CNPq, suas informações são aplicadas: na avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; na seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; no subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras.

Exigência do Currículo Lattes

A partir de 2002, todos os bolsistas de pesquisa, de mestrado, de doutorado e de iniciação científica, orientadores credenciados e outros clientes do Conselho precisam ter, compulsoriamente, o currículo Lattes cadastrado no CNPq. A inexistência do currículo impede pagamentos e renovações. O currículo também é obrigatório para os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório de Grupos de Pesquisa.

Como fazer o meu Lattes?

É super simples, basta entrar no site: http://lattes.cnpq.br/ e clicar em cadastrar novo currículo. Para você que já tem um currículo cadastrado, o ideal é que anualmente atualize seu Lattes.
Este vídeo é super interessante e facilita a construção do seu currículo.




Segue também um tutorial de como montar o Lattes:


Espero que eu tenha ajudado vocês nessa questão...

Super beijo e até a próxima...

Fontes:

http://plataformalattes.com.br/diferenca-entre-curriculum-lattes-e-curriculum-vitae/

Nenhum comentário:

Postar um comentário