segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Venda Proibida de Álcool Líquido


Boa noite pessoal, nova notícia da Anvisa sobre a proibição de venda de álcool líquido.

A partir do dia 29 de janeiro deste ano, as embalagens de álcool líquido com teor maior que 54º Gay Lusac não estarão disponíveis para o comércio. A medida é resultado de uma vitória judicial que reconheceu a legalidade da resolução RDC 46 de 2002 da Anvisa, que proíbe a venda do álcool líquido em sua forma mais inflamável.


Em 2002, a Anvisa publicou a RDC 46/02 que proíbe a fabricação, exposição à venda ou entrega ao consumo, do álcool etílico de alta graduação, ou seja, acima de 54° GL. A medida teve como objetivo reduzir o número de acidentes e queimaduras geradas pelo álcool líquido, com alto poder inflamável, além da ingestão acidental. Entre as maiores vítimas deste tipo de acidente estão as crianças que se envolvem em acidentes domésticos. A norma também determina que o produto líquido que continuará no mercado tenha uma substância desnaturante que o torna intragável.

Logo após a publicação, uma entidade representativa do setor obteve uma decisão judicial que permitia aos seus associados continuar comercializando o produto. Em 2012, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu pela validade da norma da Anvisa e publicou o seu Acórdão no dia 1º de agosto, com aplicação imediata. A partir desta decisão, a Anvisa concedeu um prazo de 180 dias para a adequação do setor produtivo. Esse prazo termina no próximo dia 28 de janeiro.

A medida atinge apenas o álcool líquido com graduação maior que 54° GL; dessa forma, o álcool nessa graduação só poderá ser vendido na forma de gel. Os produtos comercializados para fins industriais e hospitalares continuam liberados. Também pode ser comercializado para o consumidor final o álcool de 54° GL em embalagens de no máximo 50 mililitros. A decisão judicial ainda poderá ser contestada em tribunais superiores.

Gay Lusac é a medida que estabelece o grau alcoólico das substâncias líquidas. Esta informação aparece nas embalagens de álcool, sendo que 54° GL é equivalente a 46,3° INPM outra medida que também pode ser utilizada nas embalagens.

Para quem quiser ler a resolução na íntegra, clique no símbolo da Anvisa.


domingo, 20 de janeiro de 2013

Parabéns colegas Farmacêuticos


Você sabia porque dia 20 de janeiro é o dia do Farmacêutico???
A escolha de uma data para comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A ideia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado, por que não temos o nosso “Dia”?”. Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.
Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº460 de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.

E o símbolo, você sabe a origem??
A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à antiguidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça).
Tudo começou com um centauro: Chiron. Ao contrário da maioria dos de sua raça, caracterizados pela selvageria e violência, Chiron se dedicou aos conhecimentos de cura. Teve como um dos seus discípulos o deus Asclépio (também denominado Esculápio), ao qual ensinou os segredos das ervas medicinais. Asclépio se tornou o deus da saúde e tinha como símbolo um cetro com duas serpentes nele enroladas. Contudo, ele não utilizava seu conhecimento somente para salvar vidas, mas usava seu poder para inclusive ressuscitar pessoas. Descontente com a quebra do ciclo natural da vida, Zeus resolveu intervir. Os deuses entraram então em batalha e Zeus acabou matando Asclépio com um raio. Com a morte de Asclépio, a saúde passou a ser responsabilidade de sua filha Hígia, que se tornou dessa maneira a deusa da saúde. Hígia tinha como símbolo uma taça que com sua promoção foi adicionada por uma serpente nela enrolada. Essa cobra é, obviamente, uma representação do legado de seu pai. Assim o símbolo de Hígia da taça com a serpente se tornou, posteriormente, o símbolo da farmácia. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça).

Por isso quero parabenizar todos os meus colegas e futuros colegas pela profissão abraçada...
“Substâncias nas mãos dos farmacêuticos transformam-se em medicamentos, em cura, em saúde, assim como a pedra nas mãos dos ourives se transforma em joias, em brilho e em luz.”

domingo, 6 de janeiro de 2013

Cuidados com seu cãozinho neste verão


Bom dia Turma... Como o verão já chegou e o calor está muuuuito intenso, tenho percebido o sofrimento da minha filhota Lucy com essas altas temperaturas, por isso resolvi compartilhar com vocês algumas dicas de como amenizar o sofrimento dos nossos amigos e companheiros, já que eles são tão indefesos quanto uma criança de colo.
Com a chegada do calor as pessoas se sentem mais dispostas para passear e se exercitar. Muitos donos de cães aproveitam para exercitar junto os seus peludos, e é bom pensar em alguns cuidados importantes. Ter água disponível, por exemplo.

Dicas para seu amigão:

Água
Quando nós fazemos exercícios, ou quando está muito calor, precisamos ingerir uma quantidade considerável de água para nos mantermos saudáveis, e com os cães não é diferente. Lembre-se que, inclusive, os nossos amigões não suam pela pele para manter a temperatura ideal do corpo. Quando eles estão com muito calor uma água fresquinha é de grande ajuda.
Além de manter a água limpa e fresquinha para o seu amigão

Nunca deixe o seu cachorro sozinho no carro 
A temperatura dentro de um automóvel sobe rapidamente e a variação na temperatura do ar pode comprometer seriamente a saúde do seu peludo. É importante lembrar que enquanto nós temos mecanismos extras para mantermos a temperatura do nosso corpo estável, como por exemplo suando pela pele, os nossos amigos peludos não possuem o mesmo artifício. Os cães fazem troca de calor pela respiração e precisam trocar o ar quente de “dentro deles” pelo ar frio. Por isso é tão importante que o seu amigo esteja sempre em um local bem ventilado. Uma pequena abertura no vidro do carro NÃO é suficiente para a temperatura interna do veículo se manter adequada.

Nunca deixe o seu cachorro preso no sol 
O princípio é o mesmo do erro que é manter um cachorro dentro do carro durante um dia quente. Neste caso o cão exposto ao sol precisa realizar um esforço muito maior para poder diminuir a temperatura do corpo, do que estivesse deitadinho em uma sombra gostosa.






Cuidado com o calor nas patas 
O pessoal que gosta de caminhar pelas calçadas e ruas, fazendo jogging ou caminhadas, não deve se esquecer que o cão não usa tênis, e o calor do chão pode queimar seriamente as patas dele. E mesmo que você esteja caminhando por lugares sob a sombra, tenha cuidado com terrenos muito acidentados, principalmente se o seu peludo costuma viver em um piso liso, pois é provável que a patinha dele seja muito mais fininha do que a gente imagina.
Prefira caminhadas de manhã ou ao fim da tarde, onde a temperatura está mais amena.


Protetor solar
Outro cuidado especial é necessário para donos de peludos que possuem a pelagem branquinha e a pele muito rosa. Tal como nós, os caninos também estão expostos aos efeitos nocivos dos raios solares. Em caso de dúvidas, converse com o seu veterinário para saber se é preciso usar algum tipo de proteção solar, especialmente em áreas como focinho, orelhas, e patas.




Tosa
No verão é indicado tosar seu amigão peludo, pois assim refresca um pouco mais, diminuindo a sensação térmica. Tosa higiênica ajuda e muito... Lembre-se, leve em um pet shop de confiança, pois seu amigo não sabe falar se foi maltratado..



E aproveitando a visita ao veterinário, converse com ele sobre dois problemas que são mais comuns do que a gente pensa e que podem não só afetar a qualidade de vida do seu bicho, como pode levá-lo até a morte.

Articulações – Os possíveis danos causados nas articulações do seu cão (principalmente em filhotes, cães idosos, ou cães com displasia) quando não obedecemos os limites naturais de resistência do bicho. Não exceda a quantidade diária de exercícios recomendada pelo veterinário, e evite deixar o seu cão trotando ou correndo em pisos muito duros (asfalto ou concreto), e também em pisos muito irregulares.

Torção gástrica – Nunca leve o seu cão para se exercitar vigorosamente depois de se alimentar ou depois de beber muita água. A torção gástrica normalmente acontece quando o estômago do nosso cão está cheio, propiciando que o órgão se torne um pêndulo, girando e torcendo sobre si mesmo. Também não deixe o seu cão beber muito ou comer logo após voltar de uma seção de “academia na praça”, principalmente se ele estiver ofegante.
Lembre-se sempre que o seu cão é tão indefeso quanto uma criança de colo. Ele não tem como se expressar verbalmente e avisar que está cansado, tem sede, está com calor, ou se sentindo mal. É preciso que estejamos atentos aos nossos amigões para entendermos o que eles querem nos dizer, porque às vezes os sinais são sutis. Em caso de dúvidas, a pessoa mais indicada e mais informada para lhe ajudar a cuidar bem do peludão é o seu veterinário de confiança. Não hesite em perguntar a ele, nem de pedir ajuda se for preciso.
Ah, não se esqueçam de manter a vacinação em dia, a tosa necessária, e a proteção contra pulgas e carrapatos...

Choque de Calor
Acontece quando o cão perde a sua capacidade natural de regular a temperatura corporal.
Temperaturas elevadas causam reações químicas que matam as células do corpo o que leva á desidratação e ao espessamento do sangue. Isto provoca uma pressão sobre o coração, causa coagulação sanguínea e posteriormente leva à morte dos tecidos.
O fígado, o cérebro e as células do intestino são os primeiros a serem afetados e isto pode ocorrer muito rapidamente.
Os cães regulam a temperatura corporal através da respiração. Cães que sofrem de alguma doença respiratória ou que os que são “braquicéfalos” (“cara amassada”: Shih Tzu, Bulldog, Boxer, Pug) tem uma maior predisposição de aquecerem mais rapidamente.


SINTOMAS DE CHOQUE DE CALOR
  • Respiração acelerada (hiperventilação)
  • Língua avermelhada
  • Gengivas secas e pálidas
  • Hipersiália (aumento da produção de saliva) – saliva espessa
  • Vomito – por vezes com sangue
  • Pulso rápido ou irregular
  • Depressão, Fraqueza, Tonturas, Diarréia, Convulsões, Coma.

CUIDADOS DE URGÊNCIA PARA SALVAR O CÃO
  • Aplique água na barriga, na face interna das coxas e nas almofadas das patas.
  • Molhe o cão com água corrente – em temperatura ambiente.
  • Não o mergulhe o cão totalmente na água – isto pode causar a diminuição brusca da temperatura e  levar a outros problemas.
  • Não use água gelada – isto vai causar uma vasoconstrição, o que aumenta o fluxo sanguíneo e retarda o arrefecimento.
  • Em seguida leve-o rapidamente a um Veterinário.

Abaixo, seguem algumas dicas de acessórios para você que viaja com seu amigo ou vai para alguma caminhada onde não há água limpa disponível. Você pode encontrá-los nos pets shops de sua cidade...


Com Petdrink dar água para o cachorro durante o passeio ficou fácil. É só girar a garrafinha e servir. A bandeja tem o formato ideal para qualquer que seja o tamanho do animal. O transporte sem vazamento também é cômodo, muito prático e a alça permite levá-lo no ombro.




Este bebedouro pode ser levado nos passeios longos com seu cachorro. Ele é feito de nylon resistente e dobrável. Seu diâmetro aberto é de 15cm e possui uma presilha que pode prender na alça do seu cinto. Fácil de carregar e ideal para dar de beber aos peludos.


Gostaram das dicas??? Vamos cuidar dos nossos amigos

Beijos a todos e até a próxima

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Alimentos integrais: opção mais que saudável


Bom dia meus queridos, hoje assistindo Bem Estar, o assunto era Alimentos Integrais... Achei bem interessante e resolvi compartilhar com vocês essas informações, espero que gostem...

Que tal trocar o arroz refinado pelo integral e o pão francês pelo de centeio? Acredite, essas pequenas mudanças podem fazer a maior diferença em sua saúde.
"Os grãos integrais não passam pelo processo de refinamento; assim, mantêm suas propriedades nutricionais e ajudam a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas intestinais", explica Rosana Cardoso, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Esse processo de refinamento ocorre para dar maior durabilidade, melhor textura e menor preço aos produtos.
O alimento integral é considerado a principal fonte de fibra que, em geral, falta no cardápio do brasileiro.
As principais funções desse nutriente são:
·                     Promoção do bom funcionamento intestinal
·                     Sensação de saciedade
·                     Redução dos níveis de colesterol e de glicose no sangue
Além da fibra, os alimentos integrais são ricos em vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Time vitaminado
Conheça o grupo de alimentos integrais e tente incluir pelo menos um dos itens em sua alimentação diária.

Arroz integral: apresenta grande quantidade de fibras. Rico também em vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro.





Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e vitaminas que são excluídas no processo de refinamento. Não deve ser usado por diabéticos.






Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras.







Centeio (grãos, farinha, flocos): utilizado na confecção de pães, é um ótimo alimento, pois é rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.





Cevada em grão (cevadinha): cereal leve usado na preparação de pães e sopas. É rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e beta caroteno.





Trigo em grão: rico em ácido glutâmico, um tipo de aminoácido. É muito utilizado na culinária árabe, como no quibe cru. Possui vitaminas A, B, C, E e PP, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.




Benefícios de grão em grão
Saciedade total: o alimento integral tem mais viscosidade e, quando ingerido, absorve grande quantidade de água, formando géis que forram a parede do estômago, retardando o esvaziamento gástrico. Com isso, o processo digestivo torna-se mais lento, o que permite menor absorção de gordura e de glicose, além de diminuir a sensação de fome.
Menos gordura: as fibras insolúveis, como o farelo de trigo, ligam-se aos sais biliares e reduzem a absorção de gordura. E as fibras solúveis, como farelo de aveia, feijão, leguminosas, frutas e hortaliças, combatem o colesterol ruim, o LDL.
Intestino regulado: auxiliam na regularidade do funcionamento intestinal. Além disso, aumentam a quantidade de bacterias benéficas - conhecidas como lactobacilos - e diminuem a quantidade daquelas que podem causar doenças intestinais. Vale lembrar que devem ser ingeridos aproximadamente 2 litros de água por dia, para auxiliar na ação das fibras e no bom funcionamento do intestino.

Calorias em jogo
Quando se fala em alimentos integrais, muitos os associam a um regime. Apesar de não serem recomendados apenas nessas situações, os grãos realmente trazem ótimos resultados quando o assunto é perda de peso. "Apesar de os alimentos integrais apresentarem mais calorias do que os refinados, a quantidade de fibras contidas nesses alimentos proporciona maior saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, a quantidade de alimentos ingeridos", afirma Patrícia Zuanazzi Pereira, nutricionista do HIAE.
Mas atenção aos exageros: o Food and Drug Administration (FDA) – órgão governamental americano que faz o controle dos alimentos e dos medicamentos – recomenda a ingestão de 25 gramas de fibra por dia. Essa quantidade deve ser bem variada e não ser concentrada em apenas um tipo de alimento.

Apesar de os alimentos integrais apresentarem mais calorias do que os refinados, a quantidade de fibras contidas nesses alimentos proporciona maior saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, a quantidade de alimentos ingeridos"

Por exemplo:
·                     uma xícara de germe de trigo tem aproximadamente 15 gramas de fibras
·                     um quarto de xícara de farinha de aveia tem cerca de 6,9 gramas de fibras
·                     uma xícara de arroz integral tem 3,4 gramas de fibras

Lembre-se de que todas as refeições devem conter fibras. Se o consumo for maior que 50 gramas por dia, pode gerar excesso de gases e dores abdominais.

Algumas receitas e outras dicas você encontra nesses sites:




Até a próxima.... Beijos a todos

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Anvisa: Autorizado concurso para 165 vagas


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi autorizada no dia 4 de dezembro, pelo Ministério do Planejamento, a realizar concurso para o preenchimento de 165 vagas em cargos dos níveis médio e superior. Conforme a Portaria nº 584, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a autarquia tem seis meses para divulgar o edital da seleção, contando a partir desta terça. O prazo vai, portanto, até 4 de junho do ano que vem.

Para o nível médio, foram liberadas 45 vagas, sendo dez para técnico administrativo e 35 para técnico em regulação e vigilância sanitária. Dessa forma, a maior parte das chances no concurso será para os cargos de nível superior. Foram autorizadas 100 vagas para especialista em  regulação e vigilância sanitária e 20 para analista administrativo.

Pela tabela de remuneração dos servidores públicos federais, divulgada pelo Planejamento, a remuneração inicial, já com auxílio-alimentação, de R$304, é de R$5.064,18 para técnico administrativo, de R$5.288,98 para técnico em regulação, R$10.323,20 para especialista e de R$9.567,20 para analista.

As contratações da agência são pelo regime estatutário, que proporciona estabilidade e, além da sede, em Brasília, a Anvisa possui unidades em todos os estados brasileiros. A distribuição das vagas, no entanto, ainda será informada.

O último concurso para técnico administrativo foi realizado em 2010, sob organização do Instituto Cetro. Foram 80 questões objetivas, que versaram sobre Conhecimentos Básicos (Português, Matemática/Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Ética no Serviço Público) e Específicos (noções de Direito Constitucional, Administrativo, Vigilância Sanitária e Saúde Pública, Arquivologia, Procedimentos Administrativos e Redação Oficial).

Já para o nível superior, o último concurso ocorreu em 2004. A prova objetiva constou de Português, Língua Espanhola ou Inglesa, Políticas de Saúde, Vigilância Sanitária e Administração e Conhecimentos Específicos. Além disso, houve exame discursivo e avaliação de títulos.

Leia a íntegra da portaria de autorização:

GABINETE DA MINISTRA

PORTARIA Nº - 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2012
A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência prevista no art. 10 do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, resolve:

Art. 1º Autorizar a realização de concurso público para cento e sessenta e cinco cargos pertencentes ao Quadro de Pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, conforme discriminado no Anexo desta Portaria.

Parágrafo único. O provimento dos cargos a que se refere o caput dependerá de prévia autorização da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Art. 2º A realização do concurso público e o consequente provimento dos cargos estão condicionados:

I - à existência de vagas na data da nomeação; e
II - à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Art. 3º A responsabilidade pela realização do concurso público será do Diretor-Presidente da ANVISA, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outro ato administrativo, de acordo com as disposições do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009.

Art. 4º O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da data da publicação desta Portaria.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MIRIAM BELCHIOR

ANEXO
Cargo - Quantidade de vagas
Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária - 100
Analista Administrativo - 20
Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária - 35
Técnico Administrativo - 10
Total - 165

Acompanhe a liberação do edital no site: http://www.pciconcursos.com.br/