sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Campanha Descarte de Medicamentos




      A segunda etapa da campanha Traga de Volta será realizada nesse sábado, 15 de dezembro,nas sete cidades participantes do projeto. O “Dia V” vai reunir farmacêuticos em praças públicas para conscientizar a população sobre a importância de se descartar corretamente os medicamentos vencidos ou inutilizados, que muitas vezes ficam guardados em casa ou são eliminados de maneira errada, causando graves prejuízos ao meio ambiente.Nos locais de mobilização, haverá urnas coletoras para armazenar as sobras depositadas pela população, que depois serão encaminhadas às empresas especializadas em fazer a destinação correta destes resíduos.
Todos os farmacêuticos podem participar ativamente dessa ação! 
       Fique atento aos locais onde serão realizadas as atividades do “Dia V” em cada cidade: “Dia V” – 15 de dezembro – 9h às 11h 
  • Uberaba - Calçadão da Arthur Machado; 
  • Uberlândia - Praça Tubal Vilela; Barbacena – Praça dos Andradas; 
  • Juiz de Fora - Calçadão Halfred; 
  • Lavras – Praça Augusto Silva; 
  • Montes Claros – Praça  Dr. Carlos Versiani;
  • Belo Horizonte – Praça da Estação.

Os farmacêuticos devem ir, preferencialmente, vestidos de branco, para facilitar o reconhecimento pela população. 


Projeto:

       A campanha Traga de Volta faz parte das atividades realizadas pelo Grupo de Trabalho Técnico de Medicamentos de Minas Gerais, criado pela ANVISA para avaliar a viabilidade técnica e financeira da Logística Reversa, principal instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A expectativa é que a iniciativa seja expandida para as outras cidades de Minas e do Brasil.
Por ser um projeto piloto, a campanha está sendo desenvolvida inicialmente em sete cidades de Minas: Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte, Lavras, Barbacena, Juiz de Fora e Montes Claros. 
A campanha consiste em estimular farmácias e drogarias a fazerem o recolhimento voluntário de medicamentos domiciliares inutilizados ou vencidos. Cada unidade credenciada terá uma urna coletora para armazenar as sobras depositadas pela população, que depois serão encaminhadas às empresas especializadas em fazer a destinação correta destes resíduos. Todo este processo será financiado por patrocinadores e não resultará em custos para as empresas ou para o consumidor.
Entidades que integram a campanha: CRF/MG, ANVISA, Feam, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Fiemg, Asfad, Sindusfarq, Sinfarmig, Sincofarma, Fecomercio.


Maiores informações entrar em contato com o conselho regional


Nenhum comentário:

Postar um comentário